O processo de moldagem por injeção consiste em um sistema dotado de um funil, uma rosca, um cilindro - mais conhecido como canhão, e um bico de injeção, além de outros componentes. Esse sistema confina e transporta o plástico progressivamente, fazendo com que passe pelos estágios de alimentação, compressão, fusão e injeção.
A extrusão é um processo de conformação plástica . Neste processo, a peça é conformada pela ação combinada de tensões em que a resistência imposta pela matriz (molde) faz com que a peça adquira o formato desejado. Os polímeros termopláticos mais utilizados no processo de extrusão são: PEAD e PEBD, entre outros.
A rotomoldagem consiste em despejar certa quantidade de resina através de uma abertura no molde. Essa abertura é, posteriormente fechada e então inicia-se o processo de rotação biaxial, juntamente com o aquecimento com a finalidade de espalhar a resina de forma completa e uniforme pela superfície do molde.
O processo de sopro é fortemente utilizado para produção de peças ocas como garrafas e bombonas. Devido à complexidade, o processo requer que a matéria prima tenha fluidez específica. Os mais utilizados são PEAD, PP, PVC e PET, entre outros.